Brutalismo: estilo arquitetônico reúne simplicidade, rusticidade e muito charme

Simplicidade, praticidade e funcionalidade são as palavras-chaves quando falamos sobre o estilo arquitetônico conhecido como Brutalismo. Com colunas estruturais sem reboco ou pintura, canos e fios à mostra, concreto aparente e blocos pré-moldados à vista no teto, o Brutalismo está presente tanto em projetos residenciais quanto comerciais e tem ganhado, novamente, grande destaque e adeptos aqui no Brasil.

O estilo arquitetônico que nasceu no pós-guerra como solução para a escassez de materiais ganhou esse nome em referência à expressão francesa béton brut (concreto bruto, na tradução para o português) e se transformou em referência moderna e ousada na arquitetura e na decoração em um período de crise. Ou seja, as obras precisavam ser simples e cumprir a sua função prática.

Um dos principais nomes por detrás do Brutalismo foi o do arquiteto modernista Le Corbusier. Mas nem com tamanha influência o Brutalismo agradou a todos. Aqui no Brasil, por exemplo, apenas por volta dos anos 1970 o estilo se estabeleceu através do movimento arquitetônico conhecido como Escola Paulista, que se inspirava em diversas tendências europeias do começo do século e muito dos preceitos brutalistas.

A volta do Brutalismo na decoração contemporânea possibilita que a elegância da arquitetura exposta e crua divida espaço com peças de design, arte, texturas e materiais. Quem deseja apostar neste estilo arquitetônico possui diversas opções como concreto bruto, revestimentos mais rústicos, paredes com materiais expostos, elementos estruturais como vigas e colunas aparentes, menos ornamentação, madeira, vidros e estruturas metálicas. Formas geométricas, estruturas suspensas e aberturas fechadas com vidros também fazem parte e marcam o Brutalismo, garantindo características urbanas marcantes.

O Brutalismo pode ser empregado em qualquer ambiente e o concreto arquitetônico pode ser usado sem medo por quem deseja apostar na tendência mais “bruta”. Quer se inspirar? Confira alguns projetos Castelatto neste estilo arquitetônico!

 

Neste ambiente, a Arquiteta Simone Tasca utilizou o revestimento Apparente, que predomina com a textura e a originalidade do concreto, compondo um design brutalista, sem perder a elegância e charme exigidos por áreas externas. Foto: Eder Bruscagin

 

Brutalismo no quarto? É possível sim! Nesse quarto aconchegante projetado pelo arquiteto Flávio Moura, revestimento Apparente é protagonista! Trazendo um décor mais bruto e liso, o revestimento compõe um ambiente original e calmo. Foto por Xico Diniz.

 

 

Em meio ao estilo brutalista, a arquiteta Luciana Valladares projetou um ambiente clean e sofisticado. O Mosaico Etrusco harmonizou com as cores neutras, trazendo formas delicadas e equilíbrio para o espaço. Foto por Rioque Froes.

 

Para conquistar ambientes como esses, os revestimentos em concreto arquitetônico como os da Castelatto, principalmente o Apparente, facilitam a ambientação, sem necessidade de grandes reformas ou reestruturações.

Gostou do brutalismo e quer mais inspirações? Veja nossa pasta no Pinterest exclusiva sobre este estilo arquitetônico e encante-se!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.