Como combinar cores na decoração

Confira algumas dicas para harmonizar diferentes tonalidades sem abrir mão da elegância!

 

Há uma série de elementos que, quando combinados, são capazes de compor um décor harmonioso e descontraído. As cores são um detalhe muito importante, e precisam ser pensadas de maneira estratégica, tanto para projetos residenciais, quanto corporativos.

Você sabia que as cores podem influenciar diretamente no humor? Além disso, diferentes tonalidades podem representar a personalidade dos moradores/proprietários, ou até mesmo demonstrar autoridade em um ambiente de trabalho. 

Segundo as tendências apontadas em pesquisa do site Modsy, o ano de 2021 terá muitas inspirações em tons vibrantes nas paredes. Para conhecer melhor esta e outras trends, não deixe de acessar o nosso artigo com uma seleção de projetos inspiradores para 2021! Clique aqui.

 

A escolha adequada das cores na decoração

Para escolher adequadamente a cor, é importante levar em consideração as possíveis combinações de acordo com o círculo cromático. Com ele, você poderá definir se o décor será monocromático (variações de uma mesma cor), com cores análogas (cores vizinhas no círculo), complementares (diretamente opostas) ou tríades (cuja combinação se dá por um triângulo formado no círculo, apontando para 3 cores proporcionalmente distantes).

Na escolha monocromática, por exemplo, é utilizado tom sobre tom. Perfeita para escritórios, essa é uma combinação que transmite autoridade e sofisticação. Já se a ideia for fazer uso das análogas, é preciso usar uma cor primária, combinada a mais duas cores vizinhas. Neste caso, as composições com objetos neutros podem ajudar a equilibrar melhor o ambiente. 

Por outro lado, explorar as cores complementares proporciona impacto à primeira vista. Isso acontece pois são utilizadas cores opostas, que se contrastam em harmonia. Há também quem utilize a decoração tríade, inspirada no estilo Pop Art. Esta, por sua vez, faz uso de três cores a serem identificadas com a formação de um triângulo no círculo cromático. 

 

Projetos com revestimentos Castelatto

A Castelatto possui revestimentos perfeitos para este tipo de composição. A linha Palette dispõe de peças nos formatos mosaico, réguas e elementos vazados, por exemplo. Em nosso portfólio você também encontrará a linha Ecobrick Soft, disponível em quatro cores, além da linha Polygon, com inspirações geométricas para criações inovadoras. 

Confira a seguir alguns projetos para se inspirar!

Revestimento Castelatto: Ecobrick Soft Branco, Rosso e Chumbo
Responsável pelo projeto: Arquiteto Gustavo Arbex e Designer de Interiores Bruno Carvalho
Foto: Favaro Jr. e Junior Fiocco

 

Revestimento Castelatto: Palette Colors
Responsável pelo projeto: Vertentes Arquitetura
Foto: Favaro Jr.

 

Revestimento Castelatto: Palette Colors
Responsável pelo projeto: Produção Castelatto
Foto: Favaro Jr.

 

Revestimento Castelatto: Palette Colors
Responsável pelo projeto: Arquiteta Marília Olivetti
Foto: Favaro Jr.

 

Revestimento Castelatto: Polygon Paris Branco
Responsável pelo projeto: Truvian Arquitetura
Foto: Matheus Hilleshein

 

Gostou das opções? Note que a composição de um décor pode utilizar não só revestimentos em diferentes cores, como também revestimentos neutros compostos com objetos coloridos.

Agora que você se inspirou com nossa galeria de imagens, conheça a linha de produtos Castelatto e descubra como transformar as cores em grandes aliadas na decoração!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.