Rochas na decoração: inspiração natural para os ambientes

Confira dicas para usufruir de toda a beleza das rochas e tornar os espaços mais elegantes

A beleza inspiradora das rochas é amplamente utilizada na arquitetura e no design de interiores. Além da sofisticação e requinte que conferem aos espaços, as rochas ornamentais são versáteis e trazem uma ambiência natural ao projeto, atendendo aos mais diversos estilos de decoração.

Os desenhos únicos fazem das rochas peças singulares na decoração, podendo estar presente sob o formato de pisos, revestimentos, bancadas e até mesmo de objetos decorativos, como abajures, vasos e painéis, por exemplo. 

Historicamente, as pedras naturais são utilizadas na construção há milênios – do antigo Egito aos dias de hoje, diversos prédios, monumentos e esculturas têm como matéria prima diferentes tipos de rochas ornamentais, como o mármore, o travertino, o granito e as rochas ígneas, por exemplo. 

No entanto, por se tratarem de recursos naturais, a extração de rochas provoca impactos ambientais e modifica a paisagem de sua região de origem. Além disso, alguns tipos de rochas são raros e exclusivos de determinadas localizações, implicando em dificuldade na aquisição, transporte e, consequentemente, dificuldade de utilização em projetos de arquitetura e design. 

Como forma de atender à crescente demanda pela elegância das rochas na decoração, além de atender às demandas por sustentabilidade e preservação de recursos, a Castelatto criou linhas inspiradas nas mais belas e raras rochas clássicas. 

Produzidas em concreto arquitetônico de alto desempenho, as linhas reproduzem com perfeição as cores, formas e texturas dos mais belos mármores e granitos encontrados na natureza. Confira os mais recentes lançamentos clicando aqui!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a origem das rochas ornamentais, suas utilizações e como é possível desfrutar de suas vantagens estéticas de forma sustentável, vamos à prática: como decorar ambientes inspirados na magnitude da natureza? 

Confira algumas ideias e salve as suas favoritas!

 

A textura Cepp Di Gré faz parte da coleção 2021 da Castelatto e chega ao catálogo em diferentes produtos da Colors Collection, trazendo requinte para ambientes internos e externos. Inspirada na rocha italiana extraída às margens do lago Iseo, na região italiana da Lombardia, reproduz com perfeição as tonalidades e os característicos seixos marcados da pedra. 

Neste projeto, a magnitude do revestimento é complementada com elegância pelos elementos clean que compõem o ambiente, resultando em um banheiro fabuloso. 

Projeto: Arquiteta Fernanda Marchette 

Produto: Paris Colors Cepp di Gré

Foto: Favaro Jr. 

 

Projeto: Arquiteta Cristiane Furlan

Produto: Mosaico Etrusco Travertino Gold

Foto: Favaro Jr. 

Projeto: Produção Castelatto

Produto: Rigatto Colors Travertino Gold

Foto: Favaro Jr. 

Também parte da nova coleção, a textura Travertino Gold chega à Colors Collection. Inspirada pelo icônico mármore travertino, sinônimo de sofisticação, possui cores estriadas em tonalidades que variam entre o bege, sépia e cinza claro. Uma verdadeira joia rara, que reproduz com perfeição o mármore extraído da natureza em concreto arquitetônico de alto desempenho. 

Inspire-se pelos dois belíssimos projetos de salas de estar, destacadas pela imponência e riqueza de detalhes da textura Travertino Gold. 

 

A coloração e a textura do revestimento Etrusco Colors Turchesite ajudam a compor uma ambiência de aconchego e tranquilidade – ideal para áreas de descanso, como esta bela sala de estar. 

Projeto: Produção Castelatto

Produto: Etrusco Colors Turchesite

Foto: Favaro Jr. 

 

Nesta imponente sala de jantar, referências modernas se encontram com a exuberância e a volumetria do revestimento Matrice Colors. A textura Calacatta remete ao belíssimo mármore de mesmo nome, que possui uma tonalidade branca com veios acinzentados. 

Projeto: Arquiteta Fernanda Marchette

Produto: Matrice Colors Calacatta

Foto: Favaro Jr. 

 

Inspiração minimalista e elegante, explorando a beleza das tonalidades mais escuras na decoração. O revestimento Ignis é inspirado na raridade das rochas ígneas, que surgem na natureza através do processo de resfriamento e solidificação do magma vulcânico. 

Projeto: Arquiteta Cristiane Furlan

Produto: Ignis Mosaico Nero

Foto: Favaro Jr. 

 

Na versão piso, a linha Ignis possui textura antiderrapante e resistente, permitindo aplicação em ambientes internos e externos.

Produto: Piso Ignis Nero

Projeto: Arquiteto Gustavo Arbex e Designer de Interiores Bruno Carvalho

Foto: Favaro Jr. e Junior Fiocco

 

A linha Lime é inspirada na pedra Limestone, uma rocha sedimentar composta por 30% de minerais. Sua neutralidade permite aplicação em diferentes ambientes, do clássico ao contemporâneo, como nesta bela sala de jantar com inspirações rústicas e minimalistas.  

Projeto: Produção Castelatto

Produto: Lime Barbante 

Foto: Favaro Jr. 

 

Sala de estar imponente com inspiração natural. Destaque para o impressionante efeito tridimensional do revestimento Prisma Colors aliado à textura e à coloração elegante, em uma releitura do mármore Grigio Billiemi. 

Projeto: Produção Castelatto 

Produto: Prisma Colors Grigio Billiemi

Foto: Favaro Jr. 

 

A beleza das rochas ornamentais pode agregar muito ao décor, independentemente do estilo. Qual das inspirações é a sua favorita? Não deixe de compartilhar a sua opinião em nossas redes sociais! 

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.