Tudo sobre concreto arquitetônico: descubra o que é e como aplicar!

Ideal para projetos internos e externos, o concreto arquitetônico é a combinação perfeita entre beleza e funcionalidade

Aliar estética à função é um dos principais requisitos para um bom projeto de arquitetura. Isso porque, além da elegância do décor, é fundamental que ele cumpra com o seu papel também em funcionalidade, se adaptando ao dia a dia de quem irá usufruir dos espaços.

Essa é a essência do concreto arquitetônico e, para ajudar você a entender melhor sobre este tema, a Castelatto preparou este artigo especial. Aproveite a leitura até o fim e tire suas dúvidas a respeito!

O que é o concreto arquitetônico?

Característico da arquitetura moderna, trata-se de um tipo de concreto em que as particularidades técnicas e estéticas se entrelaçam. É a beleza que a arquitetura de alto padrão exige, aliada ao desempenho funcional do concreto.

Dentre as principais características a serem ressaltadas, estão: versatilidade, conforto térmico, alta resistência mecânica e durabilidade, além da possibilidade de criação dos mais variados efeitos visuais. No que se refere à estética, por exemplo, ele pode se transformar em superfícies de coloração uniforme sem a necessidade de pinturas.

Também é possível apresentar os mais variados tons, rugosidades ou texturas.

Diferenciais do Concreto Arquitetônico

Em comparação com o revestimento cimentício, o concreto arquitetônico é mais resistente e apresenta menor absorção. Ele também é menos escorregadio, tem cores mais definidas, superfícies mais suaves, e mantém a sua coloração original sem risco de desbotamento.

O concreto arquitetônico da Castelatto traz, ainda, diversos diferenciais: qualidade de acabamento, com ângulos vivos e quinas retas perfeitas, cor uniforme (no caso de produtos monocromáticos), textura homogênea e embalagem diferenciada, que visa a identificação e proteção dos produtos durante o transporte.

Concreto arquitetônico e cimento queimado são a mesma coisa?

A resposta é não. O material empregado no cimento queimado nada mais é do que uma composição de cimento.

Embora alguns produtos possuam características visuais semelhantes, o cimento queimado é produzido no local de aplicação com argamassa especial e possui utilidade decorativa. Além disso, por ser produzido in loco, o resultado final depende de diversas variáveis que não são totalmente controláveis, como a temperatura, a umidade do ambiente e a qualificação da mão de obra.

Por outro lado, o concreto arquitetônico é um produto desenvolvido sob condições reguladas, que permitem a criação de revestimentos com qualidade no acabamento e de alta resistência. Portanto, na obra, sua utilização é fácil e ágil.

A produção do concreto arquitetônico da Castelatto

Um dos grandes diferenciais dos produtos Castelatto são as texturas. Cada uma delas exige um processo personalizado para obtenção de uma característica diferente. Entre os resultados possíveis estão: cor uniforme ou desuniforme, contraste de cor e volumetria com ou sem textura.

Em algumas linhas de produtos são necessários vários processos para obtenção do resultado final. Nestes casos, são utilizadas tecnologias avançadas para a elaboração de produtos inovadores e customizados.

Assim, a Castelatto trabalha com um processo semiartesanal, com profissionais treinados e qualificados para a produção. Há também a preocupação com a sustentabilidade, aproveitando a água de reuso e utilizando a cura térmica natural (sem queima de combustíveis fósseis), além de prioridade no uso de matérias-primas regionais para diminuir o impacto sobre o meio ambiente.

Onde usar?

Os produtos desenvolvidos pela Castelatto são muito versáteis. Fabricados para aliar resistência e design diferenciado, eles compõem um ótimo décor em diferentes tipos de projetos, em ambientes internos ou externos.

Assim, eles podem ser utilizados desde residências até ambientes corporativos e comerciais.

Na prática: como aplicar o concreto arquitetônico?

O concreto arquitetônico pode ser aplicado como piso, revestimento de parede ou elemento vazado. As peças podem ser utilizadas em diversos ambientes, com designs e composições adequados para cada aplicação. Devido a sua alta resistência aos raios do sol, a cor é mantida em toda a vida útil do produto.

A linha Apparente é o modo clássico do uso do concreto arquitetônico. Trata-se de uma solução com todos os benefícios estéticos e funcionais do concreto aparente com a praticidade e a durabilidade do concreto arquitetônico.

 

Living projetado pelo arquiteto Clay Rodrigues, com produto Apparente da Castelatto

Revestimento Castelatto: Apparente Cinza
Responsável pelo projeto: Arquiteto Clay Rodrigues
Foto: R. Nadler

 

Ideal para ser aplicada em grandes ou pequenas paginações, a linha Polygon é capaz de proporcionar um visual surpreendente. Com um projeto de iluminação apropriado, abre espaço para criações arrojadas. Aqui, ela foi composta com o Moss, um revestimento de musgo natural preservado que traz a tranquilidade da natureza para ambientes internos.

Revestimentos Polygon Etrusco Branco e Moss Verde Bosque

Revestimentos Castelatto: Polygon Etrusco Branco e Moss Verde Bosque
Foto: Favaro Jr.

 

A linha Colonna é um exemplo de utilização de elemento vazado, trazendo efeitos de volumetria e movimento que conferem harmonia e elegância ao projeto. Além da beleza, os elementos vazados também permitem a circulação de ar e a incidência de luz natural entre os espaços.

Home Spa projetado pela Designer de Interiores em 2019

Revestimento Castelatto: Colonna Etrusco Branco
Responsável pelo projeto: Designer de Interiores Sarita Ávila

Ambiente Home Spa – Mostra CasaCor Ribeirão Preto 2019
Foto: Favaro Jr.

 

Inspirada nos traços das figuras deixadas pelas civilizações Maias, a linha Tribu apresenta desenhos em alto-relevo que instigam e despertam os sentidos. Disponível em três desenhos, a linha permite paginações que imprimem charme e personalidade aos ambientes.

Sala de banho com revestimento em concreto arquitetônico, na CasaCor SP 2019

 

Revestimento Castelatto: Tribu Grezzo Fendi e Grezzo Mosaico Fendi
Responsável pelo projeto: Designer de Interiores Bruno Carvalho

Mostra: CasaCor SP 2019
Foto: Favaro Jr.

Agora que você já sabe quais as vantagens de utilizar o concreto arquitetônico, encontre a loja mais próxima para fazer a melhor escolha dentre os produtos exclusivos da Castelatto. Aguardamos você!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.