O que é um projeto de arquitetura sustentável?

Um dos responsáveis pelos maiores impactos causados à natureza são as grandes construções como edifícios, que chegam a consumir mais de 50% da energia usada nos países desenvolvidos e produzem mais da metade dos gases que prejudicam e modificam o clima.

Pensando no bem do planeta, projetos sustentáveis surgiram para elovuir os edifícios como obra de arte e parte de um habitat vivo, do qual deverá fazer parte de todo o sistema como o clima, a sociedade, ao planeta. Esse é o grande desafio para os projetos sustentáveis nos dias atuais.

As arquiteturas sustentáveis devem seguir todo um ciclo de vida , incluindo a construção, o seu uso, toda a manutenção até a sua reciclagem ou demolição.  

Todo o projeto deve estar comprometido com o meio ambiente, causando o menor impacto possível e gerando ganhos sociais. Veja um dos princípios básicos para o projeto:

 

  • Avaliação do impacto sobre o meio em toda e qualquer decisão, buscando evitar danos ao meio ambiente, considerando o ar, a água, o solo, a flora, a fauna e o ecossistema;
  • Implantação e análise do entorno;
  • Seleção de materiais atóxicos, recicláveis e reutilizáveis;
  • Minimização e redução de resíduos;
  • Valorização da inteligência nas edificações para otimizar o uso;
  • Eficiência energética com ênfase em fontes alternativas;
  • Redução do consumo de água;
  • Qualidade ambiental interna;
  • Arquitetura bioclimática.

 

Uma construção sustentável traz diversos benefícios para todo o ecossistema, desde os residentes até o meio ambiente. Uma casa clara, termicamente confortável e ainda que gaste pouca energia e água é o sonho de muitas pessoas.

Além de ajudar o meio ambiente, o projeto pode ganhar um visual moderno e bonito, por exemplo, utilizando revestimentos que também obedeçam estas regras como fez a Castelatto. A tecnologia Denox traz diversos benefícios, não agride o meio ambiente e ainda deixa a sua casa mais bonita.

Esta tecnologia consiste na degradação do NOx (óxidos e dióxidos de nitrogênio) convertendo em nitratos, reduzindo em até 40% da poluição onde os produtos desta tecnologia são aplicados, quando eles entram em contato com estes produtos, o fotocatalisador Dióxido de Titânio possibilita a reação química convertendo o NOx em nitratos, que servem de adubo para as plantas realizarem a fotossíntese. Claro, isso depende da umidade, luz solar e da concentração de contaminantes.

Os revestimentos com Denox, podem ser utilizados em fachadas de prédio, pavimentação de calçadas, praças, áreas de lazer e ruas próximos ao tráfego intenso.

As construções sustentáveis não geram um aumento no preço desde que seja implementado na concepção do projeto, podendo até reduzir em alguns casos. Ser economicamente viável é um dos fatores para a condição de sustentabilidade.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.