Revestimentos coloridos dão vida e personalidade aos ambientes

As cores têm um forte poder de influência sobre as impressões e percepções. Na arquitetura, possuem um papel essencial na construção da relação que um indivíduo tem com um espaço.  A aplicação correta de cores nas superfícies é capaz de provocar efeitos visuais variados, desenvolvendo um ambiente que seja ao mesmo tempo criativo e agradável para aqueles que irão frequentá-lo.

Além de causar diversas sensações relacionadas ao ambiente e estimular a mente das pessoas a partir de um esquema de cores correto, é possível utilizar as cores como uma forma de imprimir personalidade a um ambiente. Por isso, a escolha das cores deve ser feita de acordo com as preferências do cliente.

De acordo com Eva Heller, autora do livro “A Psicologia das Cores”, cores e sentimentos não se combinam por acaso e não devem definidas apenas pelo gosto individual. Elas são vivências comuns que se enraizaram em nossas linguagens e pensamentos, desde a infância. Então, para cada indivíduo elas têm diferentes efeitos psicológicos, por isto é equivocado rotular uma cor com uma única finalidade. Além disso, elas nunca estão sozinhas no ambiente, mas recebem outras interferências, o que modifica totalmente o contexto. Porém, no geral elas seguem alguns padrões, confira:

 

Amarelo

Uma cor quente, o amarelo garante a sensação de calor, estimula, ilumina, eleva o ânimo, proporciona vivacidade e está associada ao poder e otimismo. E ainda mais, estimula o apetite e as atividades intelectuais, ideal para ambientes que necessitam de uma atmosfera mais ativa.

A cor precisa ser usada com cuidado, já que em exagero pode causar desconforto visual. É ideal para ambientes mais escuros ou sem janelas, garantindo mais luminosidade.

 

Laranja

Com características semelhantes ao amarelo, o laranja representa energia, calor, fogo, podendo proporcionar vitalidade e dinamismo, elevar o nosso ânimo e reduzir a depressão. A cor também é um estimulante físico e mental e, com essa finalidade, pode ser empregada em ambientes de trabalho e estudo.

 

Vermelho

O vermelho é excitante. Por isso anima, traz confiança, força de vontade e agilidade. Por ser estimulante e dinâmico, o vermelho deve ser usado com cautela e em diferentes tons para não sobrecarregar o espaço, já que seus diferentes graus de saturação provocam sensações diferentes como ostentação em tons mais escuros e afeto em tons fortes.

 

Azul

O azul estimula a serenidade, paz e repouso. Essa cor deve ser usada em ambientes de relaxamento e tranquilidade como no quarto. Garantindo uma sensação refrescante pode ser utilizada em lugares quentes, mas deve ser evitada em lugares gelados, pois aumenta a sensação de frio.

 

Verde

A cor é símbolo de bem-estar e saúde, bem como de frescor, esperança, segurança, equilíbrio, juventude, tranquilidade e suavidade. O verde é muito utilizado no design de interiores, pois tem uma grande variedade de tons que causam sensações agradáveis e confortáveis, além de combinar facilmente com outras cores.

 

Preto

O preto absorve praticamente todos os raios luminosos que incidem sobre ele. Por isso, aquece o ambiente, literalmente. Apesar de ser uma cor séria, combinada com as demais, traz uma sensação alegre.

 

Branco

Paz, pureza, limpeza, estabilidade, luminosidade, simplicidade. Ideal para combinação com todas as outras cores, garantindo luminosidade e simplicidade ao ambiente.

 

 

Para alcançar os efeitos desejados com as cores nos ambientes, os arquitetos usam diversos artifícios. Assim, as cores não são só elementos decorativos, são sobretudo elementos arquitetônicos alcançados através da pintura de superfícies, da utilização de mobiliários e objetos de decoração ou da aplicação de revestimentos.

Os revestimentos coloridos oferecem uma infinidade de variações, desde cores, tamanhos, formatos e texturas, inclusive a possibilidade de mesclar as opções em um mesmo espaço – é possível compor diversas cores, por exemplo, ou usar uma mesma cor em diferentes tonalidades, fazendo um jogo com o tom sobre tom.

Se antes os revestimentos coloridos eram mais usados na cozinha e no banheiro de forma pontual, hoje em dia é comum que qualquer ambiente receba mais cores. Desde hall de entrada, sala, corredor, cozinha, banheiro e quartos, todos os espaços podem receber os revestimentos coloridos, seja de forma mais discreta ou mais ousada.

 

Pensando em contribui com esta tendência, a Castelatto lançou o revestimento Palette Colors, com uma paleta ampla de cores que podem ser combinadas em composições diversas, trazendo vida a projetos com paletas monocromáticas ou arrojadas, clássicas ou modernas. As peças estão disponíveis nos formatos mosaico, réguas e elemento vazado. Confira em nosso site as cores e formatos disponíveis, além de algumas inspirações para os seus projetos.

 

revestimentos coloridos

O escritório com estilo arquitetônico industrial ganhou mais cor e alegria com a divisória com o revestimento Palette Colors Mosaico. Além disso, o azul remete a serenidade e produtividade, ideal para ambientes de trabalho. Foto: Favaro Jr.

 

 

revestimento colorido

Uma sala de jantar nada monótona, o revestimento Palette Colors Réguas em um mix de tons mudou completamente o design do ambiente, que ganhou mais forma e vida. Projeto: ST2 Arquitetura – Foto por Favaro Jr.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será divulgado.